Caminhos de Fé - MENTE Reflexiva

Caminhos de Fé




Um novo e vivo caminho

Caminhos de Fé

Êxodo 14:28 - Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.

Quando lemos o relato da travessia do Mar Vermelho, podemos identificar dois fatos muito relevantes. O povo israelita atravessou o mar para salvação; os egípcios, contudo, pereceram no mesmo mar para sua própria condenação. Este fato é reforçado no texto de Hebreus, que também identifica esse contraste entre estes dois povos (Ex 14.22-25,28).

O caminho de Deus é somente para aqueles que são da fé. Quem não teme ao Senhor não está no caminho e não usufrui das bênçãos de pertencer ao caminho. O que para o ímpio pode parecer loucura, para quem é da fé pode significar salvação. Se você não é da fé, não brinque com o nome de Jesus. Deus é fogo consumidor e não se deixa escarnecer (At 19.13-17).

Que o Senhor nos dê a graça de trilharmos os caminhos que Ele tem reservado para nós.

Gostaria de fazer uma observação pastoral sobre a travessia do Mar Vermelho. Esse episódio parece encantar os cristãos, em especial aqueles de tradição pentecostal. Observe que num culto pentecostal é extremamente comum as canções mencionaram este episódio, muitas vezes até prometendo que o mesmo poderá ocorrer conosco.
Mas não podemos misturar os povos, muito menos confundir as alianças. Israel era um povo terreno e vivenciou experiência com Deus que refletiam ações terrenas. Todos estes episódios foram apenas uma sombra daquilo que haveria de vir, mas a realidade é Cristo. A Igreja foi chamada para uma vocação celestial, para viver pela fé em Jesus, gozando de uma obra interior do Espírito em seu coração. Os cristãos não viram o mar se abrir, mas para eles foi aberto um novo e vivo caminhos que nos conduz a Deus, que é Cristo Jesus!
O mar vermelho proporcionou uma salvação terrena (mas boa parte dos que passaram pelo mar caíram depois no deserto pela incredulidade). Cristo, contudo, proporciona uma salvação celestial, e os que entram por esta porta alcançam eterna salvação. Por isso, não troque a realidade pela sombra! Fixe seu olhar em Jesus Cristo e viva para a glória dEle!
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: